sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Especial: Dia da bailarina!

Hi people, para quem não sabe dia 1º de setembro é nosso dia não é mesmo ballerinas ?? E com certeza temos que comemorar muito e muito e muito.. ainda teremos muita surpresa no dia de amanhã!
Mas, estava navegando aqui pela internet quando vi um texto no qual gostei muito em homenagem ao grande dia de amanhã, portanto vou colocar aqui pra vocês... Vale a pena ler!

Elementos Cênicos - Uma visão da plateiaSala de aula, sapatilhas surradas pelo uso, malha – roupa para prática. Começa a concentração, aquecendo com alongamentos, em seguida o pé pisa no breu. A aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: - braços… costas... en dehors. E seguem-se as infinitas repetições. No centro, adágio, tendu, piruetas, bateria de saltos, valsa... O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda com a reverência, mas é necessário repeti-la sozinho para aperfeiçoar os movimentos.

Disciplina; vontade; força; paixão. Estes são alguns dos elementos que tornam o mundo da dança, mais próximo dos que sonham conquistar os palcos. Dos que querem ser o personagem principal: bailarino!


E entre tantos fascinantes e maravilhosos ouve-se a voz da grande bailarina Tatiana Leskova, que por várias vezes visitou a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, que revela: - “A minha nacionalidade é bailarina”.


O bailarino – um artista que se molda a estética desta arte e, vai ao limite, flutua, eleva seu corpo ao som da música. Interpreta um conjunto de movimentos que acompanha o arranjo musical que se traduz em histórias e encantam a plateia. Histórias que recomeçam no dia seguinte de cada espetáculo: - a aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: - braços… costas... en dehors. O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda...com reverência!



A cada dia outros elementos são reforçados: coragem, perseverança, determinação e o sonho ininterrupto para seguir fazendo na história da vida o papel de bailarino.

Texto de Bernadéte Schatz Costa
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, pedagoga e 
escritora. 













Imagem retirada do site da ETBB, do link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário