quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Muito obrigada 2015!



Olá meus queridos leitores, que estão aqui em mais um ano de blog. Hoje é dia 31 de dezembro, dia de se despedir de um ano que passou, e se preparar para novos desafios que acompanharão o novo ano que chega as 24:00h! 

Hoje vim contar um pouquinho das experiências que passei em 2015, e até me desculpar pela minha ausência nos últimos meses (espero que vocês entendam, e prometo que em 2016 será diferente... Aliás já estou com novas idéias... mas isso fica pra depois rsrsrs)...Espero que gostem!



"2015 chegou pra ser um marco, foi um ano que já começou com sinais de que seria um ano pra nunca mais me esquecer...

Logo em janeiro tive a oportunidade de participar do "Mostra Dança", um curso de férias maravilhoso, que me proporcionou além de muito aprendizado, conhecer amigos que vou levar por muito tempo. Amigos que parece que sempre conheci!





 Foram aulas sensacionais, duas semanas de muita animação e diversão que me lembro até hoje com muito carinho. Além disso participei de uma audição durante o curso para o Joffrey Ballet School em NY, onde conquistei a vaga para o programa de Trainee de 4 anos da escola. 





O ano letivo finalmente começou, era bastante puxado.. A tarde aulas na Cia Jovem de Dança de São José dos Campos e a noite aulas no Instituto Marco de Dança. Era uma rotina de muito trabalho mais que me deixava muito feliz e realizada. Logo no começo do ano tive a oportunidade de ensaiar a variação de "Coppélia 3º Ato", com remontagem do querido Douglas Nossa. Variação essa que me permitiu desenvolver além da técnica a confiança de estar sozinha em um palco. Foram 3 participações em competições, nas quais tentei fazer meu melhor e mostrar tudo que trabalhei para estar naqueles 2 minutos no palco. 





Entrei em um grupo que me fez me sentir acolhida, e me ensinou que apesar de a dança ser tão individualista, eu não estaria jamais sozinha. Sempre vai ter alguém para dizer, aquelas palavras de incentivo antes de você entrar em cena, que vai te dar aquele sorriso gostoso e um abraço apertado no final de sua apresentação, e até mesmo quando eles não estiverem presentes fisicamente, você sente que não importa a distância... eles estarão lá de coração!










 Estou contando um pouquinho do Projeto T.I.D.G.O. (Treinamento Individual Dançando Grandes Obras), que apesar de ter individual no nome, nos ensina muito sobre trabalhar em equipe. É um projeto do IMD, desenvolvido pelos professores Douglas Nossa e Amanda Moura, em que desenvolvemos as características técnicas e artísticas de solistas em grandes obras clássicas do repertório e contemporâneas.





No início de junho participei do Festival Internacional de Dança de Goiás, uma viagem guardo uma mala cheia de memórias boas. Foram 7 dias de muita dança, muitas aulas legais, de risadas no alojamento... Valeu a pena! 

Mas nem tudo são rosas, e no final de junho vieram muitas incertezas. A Cia passou por uma troca de gestão que me mostrou que são os iguais que se atraem. E depois de muitas reflexões, muita tensão, percebi que com essas novas pessoas, ali não era mais meu lugar. No inicio de Agosto me despedi da Cia Jovem de Dança de São José dos Campos sabendo que o segundo semestre seria pra provar a mim mesma o quanto que somos capazes de construir lindas histórias quando usamos a verdade, muito amor e dedicação a arte. 




O segundo semestre foi bem intenso, não só para mim mas para todos que também decidiram por permanecer no IMD, onde acreditamos no trabalho. Mas foi um semestre de muito crescimento, e junto com ele vieram dois desafios: Chamas de Paris e Fada Amarela! (os mais próximos sabem bem o que isso quer dizer, rsrs)

Para Chamas digo que além de muito trabalho, defino para mim como superação e confiança. Para nós bailarinos, a busca pela perfeição incessante é eterna, e com essa variação não foi diferente. Ainda mais quando se trata dos até então tão temidos giros, e a agilidade que precisava nas ligações dos movimentos. Mas depois de alguns calos a mais, unhas descoladas, crises alguns dias antes das competições... tudo começou a caminhar, rsrs.  Essa coreografia me fez descobrir muitas coisas, e hoje vejo o quanto tem sido importante não só como bailarina mas como pessoa passar por essa etapa. É lógico que ainda se tem muito o que trabalhar, mas o interessante é entender o tempo que até o corpo leva para registrar alguns movimentos e sensações e que com muita dedicação, esforço e perseverança a gente chega lá.

Vem o segundo desafio: a tão alegre Fada Amarela! Sobre essa em especial, digo que a palavra principal pra mim foi paciência. Paciência por tantos ensaios que sai arrasada, e minhas amigas fadas me diziam: Respira fundo, calma que vai melhorar. Não desista! Paciência por todas as unhas que caíram e que eu "meditava" antes de cada ensaio dizendo a mim mesma que era uma fase. Paciência quando eu dizia que iria ficar parecendo o pintinho amarelinho com aquela cor de tutu, rsrsrs. Paciência por ensaiar tantas vezes aquela personagem, que a cada um deles sem eu nem perceber voltava pra casa um pouco mais Fada Amarela, digo que essa fada foi me conquistando aos poucos. E quando eu reparei já estava sendo fada amarela em pequenas coisas do meu dia. Na coreografia das minhas pequenas Borboletas (outra experiência muito legal, que contarei a vocês em breve)  me via colocando um pouco de fada, nas vitrines que eu olhava me via analisando os tons de amarelo, nas outras aulas e ensaios me via com uma música mais rápida, e com uma agilidade que até então nunca tive... e  o comentário era: Desacelera, fada amarela! 

E o espetáculo chegou, e quando eu entrei em cena não tive outro sentimento que não gratidão. Gratidão por que apesar de todos os obstáculos, todos os dias nublados, eu não precisei deixar a Bia na coxia e vestir a personagem... Quando o dia chegou, e eu vesti o tutu, fiz a maquiagem, dei os últimos retoques antes de entrar em cena. Eu já me sentia a Fada Amarela! Era entrar e encantar a platéia, e encantar acima de tudo a mim mesma por eu finalmente ter entendido a graça da coisa, naquele momento não interessava a importância da personagem, se a dificuldade técnica era menor que as outras variações, importava apenas que eu era a Fada Amarela, e que eu podia ser a melhor fada que eu quisesse, só dependia de mim!



Esse ano não foi o que eu esperava, muitas vezes tive muitas surpresas pelo caminho. Mas com toda certeza, foi o ano que eu precisava ter! Agradeço de coração a todos vocês que estão sempre comigo, perguntando como estou, e acompanhando as singelas palavras que escrevo por aqui. 
Agradeço em especial aos meus professores: Amanda Moura, Bruna Fonseca, Douglas Nossa e Marco Sanches por todas as oportunidades, todo o conhecimento e tudo que me ensinaram nesse ano de tanto aprendizado.




Ao meu Avô do Nariz Vermelho, Pilim Contal pelo carinho, por todos os conselhos e por todo o apoio!

A querida Roxana Sdenka Moyano que tem me dado a oportunidade de aprender tanto, e acompanhar de perto seu belíssimo trabalho. A minha fadinha dos pés, Mara... que cuida de mim com muito carinho, sempre alegre com aquele sorriso especial e só dela. Ao Godofredo Zomignam, pelo trabalho feito com muita dedicação nas aulas de Pilates. 

Aos meus amigos do IMD, que estão sempre ao meu lado, compartilhando experiências comigo, me ajudando sempre quando necessário, e me mostrando que estamos unidos e que juntos somos muito capazes! 
A minha família por ser meu porto seguro, me apoiar sempre e por serem tão especiais!
Aos que não foram citados diretamente, sintam-se agradecidos... Meu 2015 só foi assim, tão cheio de emoções, tão intenso, de tantos aprendizados, e tão inesquecível graças a participação de cada um de vocês!
Que venha 2016, com novos desafios, novas oportunidades e ainda mais vontade de ser feliz!"

Então é isso galera, agradeço a todos por mais um ano aqui no blog. E Desejo a todos vocês um ótimo ano novo!

Nos vemos em 2016 com muitas novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário